O Conto do Jarro e a minha paciência em momentos de solidão

O meu assunto maior tem sido a minha calma na solidão.


Durante o tempo em que mantive  relacionamento com alguém, era notável minha total falta de habito com a calma.

Como um cãozinho que não quer parar nunca uma brincadeira, era eu, em minha necessidade involuntária de estar com o outro, mais ainda o peso da idéia de permanência.

Com os dias fui notando que meus hábitos lembravam a forma maternal com a qual sempre mantive meus amigos, no entanto, de forma mais ampla e as vezes desmedida.

Me lembrou um tanto um caso do jarro d'água:

Há muito tempo em um lugar longe daqui, onde eu morava, havia necessidade de se coletar água da chuva para os afazeres do dia a dia, então deixávamos ali, dois grandes jarros para serem enchidos; cheios os dois jarros eram colocados para dentro. Serviriam na cozinha ou no banho.

A cada uso desses jarros, entre os moradores sempre havia uma consciência de racionamento, para que as tarefas fossem feitas sem preocupações até a próxima chuva.
Imagine agora esses jarros como um relacionamento:

Os dois grandes jarros postos para as tarefas cheios de um sentimento que cresceu durante a chuva. O uso diário poderia fazer com que um se esvaziasse mais rápido, mas o que há em um não deixaria o outro sobrecarregado por um longo período de tempo; se alguém retirasse mais água do que poderia do jarro faltaria para todos em algum momento.
Durante o relacionamento era comum pra mim doar essas doses largas de água, sem me preocupar em racionar.

Meu jarro sempre terminava vazio por longos períodos de tempo ate a próxima chuva. E o jarro ao lado, tinha água demais para as outras tarefas diárias, por muitas vezes fui posto para o lado de fora para esperar a próxima chuva sozinho.

Assim, foi quando comecei a compreender a solidão e o momento de me reencher.
Meu jarro nem sempre estava completamente vazio. Claro que não serviria mais para os serviços diários, mas era um jarro bonito que muitas vezes serviu de peça de decoração a ser admirado, como jarro, dentro, havia ar circulante. A água parada no fundo do jarro secava com os longos períodos de sol, deixando o lado de dentro mais livre para a próxima chuva.

Nos longos períodos de espera descobri o silêncio, descobri o som do ar circulante, descobri os sons ao redor, e a me esvaziar por inteiro... Aprendi que rachaduras vem com o tempo, que calor demais ou frio demais são péssimos remédios para um jarro.

Ao me reencher decidi perceber o passado, e notei que muitas vezes encontrei jarros vazios, rachados ou até tampados. Minha água para as tarefas diárias secava e as vezes estava do lado de dentro chovendo para o outro jarro enquanto abundante era a chuva lá fora. Quando minha água secava, era posto para fora.

Minha impaciência gerava-se do não compreender da falta incansável de água.

Não seria simples a chuva cair? Ou repartir a água que dei!? Era obrigado a permanecer só longos períodos no tempo. E neste período compreendi que por vezes a água a conta gotas do outro jarro por vezes não me serve; também porque o tempo traz o necessário da chuva para me encher e que eu devo estar atento.

No tempo o ar refrigera, o sol seca a água parada do fundo do jarro. Dia e noite com sons do ar circulante. Calma.

Hoje sinto que minha consciência de solidão não sofrida vem da falta de tempo em encontrar nós na solidão. Ela desde que me lembro sempre foi minha maior companhia quando precisei me reconstruir, mais ainda quando precisei de mim mesmo, que sempre estive aqui.

Daí:
Calma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As sete mulheres do Minho

Luzes do que um dia foi...

Baratas, Mentiras e Reflexão sobre um sistema.